
O que é a fotografia documental de família?
Compartilhe

Um pouco de história....
A fotografia surgiu como uma ferramenta técnica para imprimir imagens do real e com o tempo foi estreitando laços com a linguagem artística, principalmente com a pintura.
Com o surgimento da Kodak, em 1886, houve uma revolução na fotografia. Câmeras e filmes começaram a ser vendidos a preços mais acessíveis e os clientes ficaram liberados do processo de revelação.
Com o slogan "você aperta um botão e nós fazemos o resto" começou a democratização da fotografia, partir do século XIX, e tornou-se possível fotografar a própria família.
A Kodak Pocket, foi lançada em 1895, como a primeira câmera de bolso. Do estúdio para dentro de casa. A fotografia foi ficando cada vez mais simples a medida que as câmeras ficavam menores.

A fotografia familiar
A fotografia familiar esteve presente desde que as câmeras se tornaram acessíveis, já que, todxs queriam registrar seus parentes e principalmente seus filhxs.
A fotografia familiar era uma fotografia mais preocupada com a afetividade do que com conceitos estéticos de luz ou composição.
Sabe aquelas fotos singelas que temos guardadas em uma caixa de sapato no armário?
Aquelas fotografias que nossos pais faziam dos nossos primeiros acontecimentos quando éramos pequenxs aquilo já era um princípio da fotografia documental de família.
Pois a essência da fotografia documental de família é eternizar esses momentos simples e naturais que você vive hoje e transformá-los em preciosas lembranças.

A fotografia documental
A fotografia documental busca contar um evento, acontecimento histórico ou representar um povo. Muitas vezes confundida com o fotojornalismo. Porém, enquanto o fotojornalismo é mais claro e objetivo a fotografia documental é mais subjetiva chegando a ser mais poética e artística.
A fotografia bebeu, e ainda hoje continua bebendo, da fonte da pintura. O documental de família começou com xs artistas impressionistas, pois foi nele que os registros dos instantes e dos momentos da infância começaram a aparecer.
Mas afinal o que é essa tal fotografia documental de família?

Registros do cotidiano
É o caos do cotidianos transformado em belo. São fotos do dia a dia, das rotinas que às vezes acabam perdendo a importância pois estão lá diariamente e não damos valor à elas: um abraço, a hora do banho, uma troca de roupa, uma refeição, um passeio, uma tarde na praia, uma brincadeira ou até aquele momento de tédio em que nada ocorre. Até momento mais importantes: um aniversário, um nascimento, uma despedida ou um reencontro.

Reprodução da realidade
A fotografia documental tem a sua base na reprodução da realidade. Porém isso é discutível. Pois, para mim, a reprodução na realidade não existe e sim existe uma interpretação da realidade.
Por isso, depende muito de quem está fotografando e do seu olhar. A realidade será uma só, mas cada fotografx interpretará de acordo com o seu olhar e a sua bagagem de vida.

Herança da família
A fotografia nada mais é do que imortalizar o tempo. Hoje estamos aqui, nessa casa, com essas pessoas e animais.....e se amanhã alguma coisa mudar, o que você terá de lembrança desse momento?

Sem inteferência dx fotógrafx
Em uma sessão documental não há intervenção dx fotógrafx na cena, elx é apenas um/a observador/a, deixa acontecer naturalmente e vai clicando a medida que as coisas acontecem diante de seus olhos. Não há poses nem direção a não ser que você queira um retrato tradicional para o porta-retrato da sala.

Uma tendência
Cada dia que passa a fotografia documental de família cresce mais e aos poucos vai ganhando o seu espaço no Brasil e no mundo. E as famílias, cansadas das típicas fotos iguais, percebem o real valor dessas imagens e do poder que a realidade delas têm.

Porque fazer uma sessão documental de família?
- Não precisa se preocupar em posar para a câmera.
- Serão fotos reais.
- Não precisa ter a casa perfeita, nem a roupa perfeita, nem o corpo perfeito e nem esperar o momento perfeito. Só precisa ser você mesmx!

Quanto tempo dura uma sessão documental de família?
A sessão pode durar um dia inteiro ou apenas algumas horas. Isso é você quem decide.

Como fazer uma sessão de fotografia documental de família em Curitiba ou região metropolitana?



8 de Março em Curitiba - Marcha do dia internacional das mulheres de 2023

Mais uma foto para a galeria da Vogue Itália

"A sua voz no mundo: imaginação de narrativas" Palestra no canal do FDF Brasil

1 de Agosto, Dia Mundial da Amamentação e Dia da Pachamama e o que essas duas coisas têm em comum?
